E se tentarmos?

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2005

Isto é importante

Como há zonas do mundo que não interessam aos governos, basicamente porque, segundo a visão dos mesmos, têm “uma data de pretos esfaimados e com sida que não interessam nem ao menino Jesus”, há notícias que não vêm a público. Pois bem, esta chegou-me através de uma newsletter que subscrevi, Human Rights First, e dá conta de uma situação que se fosse noutra zona do globo sensibilizava toda a gente. Então aqui vai:

O Dr. Mudawi Ibrahim Adam, um activista pelos direitos humanos e director de uma organização chamada SUDO¹ (Sudan Social Development Organization), está preso há um mês em Darfur, Sudão, sem ter sido levado a julgamento ou sequer acusado do que quer que seja. Este e um advogado que luta pela mesma causa, o Dr. Salah Mohammed Abdalrahman, foram detidos a 24 de Janeiro e levados para local incerto. À dois dias atrás, dia 23 de Fevereiro, familiares do médico tiveram finalmente permissão para o verem, onde confirmaram o seu débil estado de saúde e os tipos de mau-tratos a que fora sujeito. Já o paradeiro do advogado continua desconhecido.

¹ A SUDO tem lutado activamente contra as violações do direitos humanos nos campos de refugiados de Darfur, tentando expôr o que se passa ao mundo. Basicamente, mais de 2,1 milhões de pessoas foram retiradas dos seus lares e levadas para campos de refugiados, onde mais de 300.000 já morreram, vítimas de doenças, fome e maus tratos (como é normal nestes casos, quem mais sofre são as crianças). Ainda assim, o governo do Sudão afirma que o seu sistema juducial dá perfeitamente conta dos casos de violações dos direitos humanos. Pelo contrário, vão calando os que têm tentado fazer algo por essas pessoas, tendo já detido, entre outros, e para além dos dois homens acima mencionados, indivíduos que tentaram encontrar-se com a Cruz Vermelha Internacional, pessoal da African Union e vários advogados de organizações de Direitos Humanos. Estes são levados para “Ghost Houses”, nome pelo qual são chamados os locais de detenção pelo secretismo que envolvem.
Sei que se está a falar de "uma data de pretos esfaimados e com sida que não interessam nem ao menino Jesus", mas, como diria Kant, qualquer ser dotado de racionalidade deve fazer uso dessa mesma racionalidade para poder aspirar a elevar-se ao estatuto de pessoa. Assim, será porque estão num continente desprezado por todos, à mercê de governos cujos móbiles desconhecemos, que são menos ser humanos que nós? Será por não terem o amaldiçoado petróleo? No tempo do colonialismo, souberam ir lá explorá-los. E antes disso, souberam ir lá raptá-los às suas famílias para os tornarem escravos. Porquê tudo isto? Já os judeus são perseguidos sem causa racional aparente. Porque será? Será a nossa frustação de homem branco cristão, que se sente inferior por saber através da ciência que África é o berço da Humanidade e quer vingança? E será a mesma frustação de homem branco cristão que, por não ter conseguido tornar os milenares judeus em cristãos-novos, não lhes tendo conseguido desenraízar uma cultura de mais de 6000 anos que torna jovem a nossa com pouco mais de 2000 anos, deseja tanto vingar-se dos judeus?

Hum...

Acho porreiro, isto:

Ferro Rodrigues: candidatura a Lisboa cada vez mais perto

O ex-secretário-geral do PS, Eduardo Ferro Rodrigues*, surge, cada vez mais, como o candidato preferido da direcção nacional e da concelhia do partido com vista a futura candidatura socialista à Câmara Municipal de Lisboa.

In Diário Digital (
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=160265)

* Mais conhecido lá em casa por “o pior do mundo”

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2005

Ainda dizemos nós que o nosso país é um país de contrastes...

Habituado a ver documentários intitulados “Indonésia Selvagem”, nos quais tomo conhecimento da especificidade e unicidade da fauna e da flora deste território, e sendo reconhecido pelos especialistas como um dos últimos “paraísos” na Terra, é com estranheza que leio algumas notícias, como a que vem hoje no Diário Digital¹, a qual nos dá conhecimento do desmoronamento de uma montanha de lixo com cerca de 10 metros de altura, que matou 173 pessoas, grande parte das quais habitava um bairro de 70 casas (se se poderiam chamar de casas...) construído sobre um depósito de lixo. Ainda dizemos nós que o nosso país é um país de contrastes...

¹ http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=159904

terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

Mais um sismo no Irão...

Desta vez, choram-se pelo menos quatro centenas de mortos (numa altura em que as equipas de resgate ainda não chegaram a algumas das zonas mais afectadas), vítimas de um abalo de 6,4 na escala de Richter, numa região que enterrou em Dezembro de 2003 cerca de quarenta e três mil mortos também devido a um sismo (este de 6,6 na escala de Richter)... que a ajuda não falhe e seja pronta numa região em que não há turistas nem vídeos amadores para enfatizar o sucedido.

Os resultados das eleições de dia 20

Nestes dias, todos opinam acerca das eleições, pelo que eu, que sou um invejoso, não quis ficar atrás. Apesar da minha opinião ser muito singela...

Dos resultados, acho que uma ilação há a tirar: muitas pessoas não votaram no PS pelo PS, mas sim para votarem contra o PSD. E isto, só por si, não é censurável, pois o que é um facto é que nem dentro do seu próprio partido o Santana Lopes tinha um apoio incondicional. Todos os pequenos desentendimentos partidários vieram a público, e a instabilidade, ao traspirar para o exterior, contagiou a opinião da maioria. Apesar do número de votos muito inferior ao atingido pelo PS, não se pode dizer que seja injustificável. Assim, só espero que o PS esteja à altura da responsabilidade que lhe foi depositada nas mãos, para o bem de todos, pois o país não está bem, e precisa de medidas eficazes e tomadas com certezas, de pulso firme e sem medo, sob o risco de se afundar ainda mais caso nada de bom seja feito. Se acredito no PS para recuperar o país, sinceramente não, pelos exemplos dos próprios num passado que de tão recente ainda está presente na memória de muitos... se acho que o Sócrates tenha estofo de primeiro-ministro, também não... ainda assim, não quero ser agoirento, porque como português que sou, é também do meu interesse que o PS desempenhe um bom trabalho, pelo que espero que, com a maior brevidade possível, o trabalho desenvolvido pelo PS me faça engolir as minhas próprias palavras. E para que isso aconteça, os meus “pedidos” ao novo Governo são:

- não abafem o processo da Casa Pia por interesses próprios
- não esqueçam as dívidas dos Clubes de futebol ao fisco
- tomem medidas em relação ao não pagamento de impostos por parte da banca
- não acabem com as SCUTS

Quanto ao resto, espero apenas que não desiludam todos quantos votaram PS.

Um nota final: a demissão (não sei se se confirmou ou não!) do Paulo Portas. Já o afirmei, por mais de uma vez, que gostei da sua postura enquanto ministro da defesa, pois desempenhou de forma isenta e profissinal o papel que lhe competia. Por isso, lamento a sua demissão. Ainda assim, devo dizer que assumir os maus resultados (que nem sequer se podem imputar exclusivamente ao ex-líder) e libertar o lugar para que outro possa tentar colocar o CDS-PP no lugar que o próprio gostaria de ter colocado e não conseguiu, revelou alguma humildade e até hombridade, que lhe caiu bem (se foi fingida, que importa? O que não é fingido em política?).

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2005

Che Mourinho

Não está engraçado??
Fonte: 3tesas não pagam dívidas ( http://3tesas.weblog.com.pt/ )

Sul-africana condenada a cinco minutos de prisão por homicídio

Leiam esta notícia: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=159137

Deus me perdoe, mas ainda bem que esta mulher apanhou à sua frente uma juíza e não um juíz...

"Igreja forma exorcistas"

Face ao crescimento de fenómenos relacionados com os cultos satânicos, especialmente no seio das camadas mais jovens, a Igreja Católica resolveu criar, numa das universidades pontifícias de Roma, a Athenaeum Pontificium Regina Apostolorum, um curso para exorcistas.

In Correio da Manhã

Bem, confesso que me é difícil comentar um tema destes, sem ser no mínimo desagradável. Assim, limito-me a transcrever uma passagem da notícia completa, cujo link segue abaixo¹: “O exorcista terá de ser padre com formação superior em Medicina ou Psicologia, para que, ao atender alguém alegadamente possuído, perceba se se trata de questão do foro psíquico ou algo sobrenatural” – pois, não se vá enganar!!

¹
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=150544&idselect=181&idCanal=181&p=0

Nota: segue ainda um link de algo genuínamente fantástico. O Channel 4 (para quem, como eu, não conhece, pelos vistos é um canal outstanding que já transmitiu ao vivo uma autópsia e um aborto...) vai transmitir um exorcismo, pode?!
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=150302&idselect=92&idCanal=92&p=94

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2005

Procuram-se (dá-se recompensa)

Se alguém vir passar por aí uns tipos com 30 quilogramas de plutónio, que é o suficiente para produzir 7 ou 8 bombas atómicas, avisem as autoridades Britânicas, pois segundo o Times¹ desapareceu essa “pequena” quantidade de plutónio de Sellafield (a principal central nuclear de Inglaterra). De acordo com a notícia do Portugal Diário², vários peritos contactados pelo Times consideraram «inquietante» este desaparecimento. Porque será?

Já agora, que raio de explosão (ou não explosão...) foi aquela no Irão³? Com tantas justificações apressadas e 100% contraditórias entre si, dão a entender que se passou mesmo algo...

¹
http://www.timesonline.co.uk/article/0,,2-1487789,00.html

²
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticias/noticia.php?id=503287

³
http://tsf.sapo.pt/online/internacional/interior.asp?id_artigo=TSF158882

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2005

Um link muito divertido!!

Descobri este link num blog genial de tão divertido - Vida de Casado ( http://vidadecasado.blogs.sapo.pt/ ). Destina-se principalmente aos homens (e também às mulheres mais marotas...).

Divirtam-se!! O link é:

Protocolo de Quioto

Entra em vigor hoje, dia 16 de Fevereiro de 2005, o Protocolo de Quioto. Com comemorações um pouco por todo o mundo, mas com o país mais poluidor de todos fora do acordo: os EUA.

Segue um link que contem todos os artigos que compõe o Protocolo, bem como uma breve nota introdutória, para uma melhor compreensão:

http://www.mct.gov.br/clima/quioto/protocol.htm

terça-feira, 15 de fevereiro de 2005

Podiam ser um bocadinho menos cínicos e falsos...

Bem! Não exagerem no cinismo! Que não dissessem a verdade todinha, ainda passava, agora levar a mentira ao exagero??

Mas bem, começando por onde se deve começar, que é o início: os levantamentos mínimos de 10€ no MultiBanco arrancam hoje. E porquê? Todos nós, no nosso senso comum, sabemos que “quanto mais levantamos mais gastamos”. Quantas vezes não dissémos, ou não ouvimos dizer “Só tem notas de 20€, não vou levantar porque se levanto gasto tudo!”. Assim, em vez de levantarmos 5€ e gastarmos 5€, levantamos 10€ e gastamos 10€. Claro que podem dizer que nós próprios é que temos de ter cuidado com o que gastamos, e é bem verdade, por isso nem discuto. Agora, de acordo com um comunicado¹ da SIBS (que é a empresa responsável pela gestão das caixas automáticas), “as alterações enquadram-se no esforço de adequação da rede multibanco às «necessidades e conveniências dos seus utilizadores»”... são tão fofinhos... E para o iluminado Vítor Bento, que é o presidente da empresa, “a redifinição dos montantes que podem ser levantados «é o resultado de um processo natural de actualização, tendo em conta, nomeadamente a evolução verificada nos rendimentos»”. De quem?! Só se for nos dele, pois os indicadores económicos mostram que os portugueses têm cada vez menos poder de compra... Serem mentirosos, é uma coisa, agora, no dia em que se celebram as cerimónias fúnebres pela morte da Irmã Lúcia, podiam ser um bocadinho menos cínicos e menos falsos...

Muito à frente!!

Quem disse que os países ditos de 3º Mundo são os sub-desenvolvidos? Em termos jurídico-legais, pelo menos, demonstram estar “muito à frente”, ao desenvolverem algumas leis que vão exactamente ao encontro daquilo que o ser humano merece. Por exemplo, em Portugal, que em termos de leis é um dos países mais avançados do mundo, as autoridades deparam-se com um problema: as leis existem, mas ninguém as cumpre, pelo que de pouco servem. E nem as multas parecem assustar os infractores!

Conscientes disto, as autoridades de dois países do dito 3º Mundo, criaram novas penalizações para os infractores, que não passam por coimas, mas sim por castigos!! O bem que iam funcionar em Portugal... ora vejam:

- Nas Filipinas, havia uma lei, à semelhança do que há nosso país, que obrigava os peões a atravessarem as estradas nas passadeiras. Quem atravessásse fora, sujeitava-se a uma coima, que também à semelhança do que acontece por cá, raramente (para não dizer nunca...) era aplicada. Assim, na capital deste país, Manila, a coima foi substituída por um castigo: quem for visto a atravessar fora da passadeira, leva com um pano encharcado nas trombas!! Para isto, as autoridades locais andam mesmo com baldes com água e panos nas suas rondam!! Não é genial?! Já estou a ver as pseudo-tias e os putos mal-criados que se julgam muito crescidos por se armarem em rebeldes a serem punidos dessa forma!! Simples e eficaz, pois quem quereria sujeitar-se a esta vergonha? De certeza que pensavam duas vezes antes de atravessarem fora das passadeiras!!

- Em Bihar, na Índia, quem infringir as regras de trânsito, em vez de pagar uma multa, tem de se sujeitar a um castigo, uma espécie de praxe!! A mais comum é imitar um sapo, o que implica, além de coaxar, deslocar-se de cócoras e aos pulinhos numa distência superior a meio quilómetro. É ou não é magnífico? Já estou a ver os Street Racers a atravessarem a Vasco da Gama não a 200km/h nas suas máquinas mas sim de cócoras, à vista de toda a gente!!

Depois disto, temos de convir que há países do 3º Mundo “muito à frente”!!

Fontes: o 1º exemplo ouvi na televisão, o 2º li no Auto-Hoje OnLine

Site de incentivo à leitura

Um site de incentivo à leitura, da Fundação Calouste Gulbenkian, do qual tomei conhecimento através do site Meios & Publicidade¹:

http://www.leitura.gulbenkian.pt/

Recomendo a visita!!

¹
http://www.meiosepublicidade.pt/

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2005

LYNNE STEWART FOUND GUILTY ON ALL COUNTS

Para ler a notícia publicada no Correio da Manhã:
Informação adicional:

É desta!!

Conheceram-se à 30 anos, desde então têm sido amantes, mesmo antes do fim dos seus casamentos (foi o próprio Charles quem o afirmou...). O jornal "The Sun" noticiou a 16 de Abril de 2002 que o casal já vivia junto. Assim, depois de tantas peripécias, o casal vai finalmente juntar os trapinhos... e tanta coisa que podia ter sido evitada se o tivessem feito logo quando se conheceram e apaixonaram. Mas a vida é assim, por vezes é necessário percorrer caminhos tortuosos para se chegar a bom porto.
Acerca dos noivos, só posso dizer mais uma coisa: vão dar uns filhos lindos!! - eheheheh, eu tentei, mas não resisti!!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005

Para os sportinguistas!!

Uma sugestão: "Filosofia e Educação"

Para os tempos livres, e para quem tiver a paciência e abertura para tal, sugiro a visita a este site:
Textos interessantes (uns portugueses e outros em português do Brasil), com boas temáticas e uns links engraçados.

O lado certo da História

Pedro Santana Lopes, o nosso futuro ex-primeiro-ministro (ou talvez não, porque nos EUA o Kerry também já tinha ganho, segundo as sondagens, e deu-se a surpresa...), declarou, aquando da chegada do último contingente de militares da GNR no Iraque, que, graças a estes, Portugal “esteve do lado certo da História”¹. Claro que esteve, pois o lado certo da História é sempre o lado dos que ganham, pois como diz o ditado, “Dos fracos não reza a História”, ou segundo uma livre adaptação minha, “Dos derrotados não reza a História”.

Mas como é que se pode afirmar que estar do lado de um país que mentiu descaradamente para levar a cabo uma violenta ofensiva militar, que mentiu perante tudo e todos afirmando saberem de fonte segura existirem no Iraque ADM (Armas de Destruíção Massiva), e que depois vieram afirmar que se tinham enganado, como é que estar do lado destes é estar do lado certo? O Iraque, antes da Guerra, tinha abastecimento de água potável e electicidade em mais de 80% do território, hoje não ultrapassa os 30%. O Iraque tinha estradas, escolas, bairros, casas, cidades, hoje tem uma pequena parte disso. Os Iraquianos tinham negócios, os filhos na escola, famílias, e hoje? Quantos mantêm o que tinham antes? E porquê? Porque houve quem necessitasse de tirar de lá o ditador Saddam, que sabe de mais... E o nosso Santaninha vem dizer que estivemos do lado certo da História?

Quer dizer, se Hitler e o seu regime não tivessem caído, se hoje governassem a Europa, o lado certo da História seria o seu lado, pois a História teria sido escrita por eles, e ninguém escreve mal de si próprio.

Em Portugal o Facismo caíu, mas se se mantivesse, o seu lado seria o certo, pois estar do lado mais fraco da barricada significa não estar no lado certo...

Assim, claro que Portugal esteve no lado certo da História, pois esteve do lado dos vencedores, mantendo-se na segurança por não ter defrontado quem tinha mais poder. No entanto, o lado “certo” não significa o lado ético, o lado da verdade, nem o lado da moral...

¹
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=157813

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2005

"Leather-free"

Hoje li numa notícia* que o Grupo Daimler-Chrysler, através da germânica Mercedes, cedeu a pressões da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) e anunciou que vai deixar de utilizar couro verdadeiro no interior dos seus automóveis, indo substituí-lo por couro sintético.

Não consigo formar uma opinião concreta acerca disto, porque:

1º - Em países como o nosso comem-se toneladas de carne de vaca por dia. Assim, se se utiliza a carne, porque se há-de mandar fora a pele? Assim como assim os bichos são mortos na mesma...

2º - O termo “peles” é muito vasto, pois engloba desde o couro das vacas, até às peles das focas, das raposas, coelhos, e outros animais. E se matar raposas apenas para fazer cachecóis e outros acessórios de moda me parece desnecessário, já no caso das vacas, acho que é diferente (pelo que afirmei no primeiro ponto)

3º - A PETA dá muito enfoque à utilização das peles, mas não tem feito muito pela alteração dos hábitos alimentares dos animais. Por exemplo, a BSE, que era um problema no cérebro das vacas, foi causado pelo facto de terem alimentado as vacas, que como todos sabemos são animais herbívoros, com os restos de carnes e ossos não aproveitáveis das vacas triturados. Ora, um animal herbívoro não se pode tornar carnívoro de um dia para o outro – e isto sim é na minha opinião um crime.

Assim, não sei se esta medida era realmente necessária. De qualquer forma, qualquer mudança para melhor na forma como se tratam os animais, tem de ser visto como algo positivo. E convenhamos, sendo a Mercedes uma marca de clientes informados e exigentes, e que no mês de Janeiro vendeu menos 22% de veículos que no mesmo período do ano passado no importante mercado Norte-Americano, esta é uma óptima oportunidade para o Marketing da marca revitalizar de uma forma económica as vendas da marca. É como numa análise SWOT: aproveitar as oportunidades para transformar as fraquezas em forças.

*
http://www.autohoje.com/noticias.aspx?ct=58798043

Já passou mais um Carnaval

E já acabou o Carnaval. Finalmente. Dizem que a vida são dois dias e o Carnaval são três. Mas para a confusão que cria, parecem-me bem mais! Devo dizer que não sou fã do Carnaval, mas fazer o quê? Não vejo necessidade nas brincadeiras carnavalescas, no barulho (aqui no centro comercial onde trabalho, foi realmente barulho a mais), aliás, tirando a parte das crianças mascaradas, que isso sim tem graça, não acho piada a muito mais no Carnaval. Nas rotundas no meio das povoações, atiram-se balões de água (e não só!), aos carros que passam, o que é pralá de hilariante! Com papelinhos e porcarias, sujam-se as ruas, os jardins, os centros comerciais, as praias... já para não falar nos homens mascarados de mulheres! Que são sempre mais que muitos – um fenómeno que na minha opinião merecia ser estudado. Mas enfim, Freud deve explicar.

domingo, 6 de fevereiro de 2005

A minha justificação

Ontem recebi uma crítica (construtiva), de uma pessoa muito especial, que me disse “O teu blog anda um bocadinho pelo esquecimento...”. É um facto que não tenho adicionado posts, por alguns motivos que devo expor.

Antes de mais, li num livro, já não me recordo do título (só me recordo que era da Isabel Allende), que de manhã não se devia ler notícias (ler, pois o plot do livro passava-se um século antes da revolução industrial, pelo que ainda não havia a televisão), pois é de manhã que o nosso cérebro está mais receptivo à informação, e segundo esse personagem, para quê massacrá-lo com tudo o que de mau há no mundo?! Realmente, tem uma certa lógica. Então eu, que sou um homem de extremos (quem me conhece sabe que é verdade...), resolvi levar esta máxima mais do que à letra e tomei a resolução de, por uns tempos, apenas tirar 30 minutos do meu dia para ler as notícias em Z. Leio-as na internet, em quatro diários diferentes, leio uma ou duas crónicas de opinião, e já fico mais que elucidado.

Além disso, ando preocupado com outras coisas na minha vida, nomeadamente a procura de um novo trabalho. Assim, tenho perdido grande parte do meu tempo a analisar anúncios de emprego, a redigir cartas de apresentação e a enviar currículos... E não posso negligênciar a escola, que por acaso desde o início de Janeiro ainda não me apliquei a 100% como o havia feito até então.

E aqui estão, muito por alto, os motivos do meu blog ter estado uns dias inactivo.

Mas também, convenhamos, da actualidade pouco há a comentar... O tsunami da Ásia já caiu no esquecimento da maioria, os americanos continuam com a sua prepotência a dizer e fazer o que querem (as informações dos Serviços Secretos Norte Americanos acerca da existência de A.D.M. no Iraque eram falsas, e o Presidente Bush diz que mesmo assim não está arrependido da invasão... e a existência dessas armas eram a justificação para a guerra!!), na Europa não se passa nada, onde se passa alguma coisa não há notícias (os campos de refugiados em Darfur, por exemplo, ou a fome no Sudão... mas esses, como são pretos e não cantam, não têm direito de aparecer na televisão!), a China continua a sua escalada na direcção de ser o futuro centro da economia (e o perto que está de o ser!! A título de curiosidade, uma marca de automóveis chinesa, cuja gama de veículos tem diversidade e qualidade, a Chery, pretende entrar no Top Five das vendas mundiais até 2010 – e o primeiro passo está a ser dado agora, com a introdução da marca no importante mercado norte-americano, com uma política de uma agressividade nunca vista: automóveis 30% mais baratos que a concorrência equivalente e 10 anos de garantia ou 165.000kms – se isto não é um aval de uma fiabilidade a toda a prova, nada o é!!), enfim, tudo está igual no planeta das maravilhas.

E no país das maravilhas???!!!! Eheheheheheh, só me dá vontade de rir, esta questão da nossa política interna... os líderes dos partidos à nora, sem soluções para os problemas efectivos do país!! Os do BE e PCP só preocupados com os pobrezinhos, nem vendo que as suas ideias pequenas nada trazem de bom ao país: ora, li algumas coisas nos seus programas, que no mínimo são hilariantes – querem diminuir a carga horária de trabalho de 40 para 35 horas semanais, diminuir os impostos, aumentar as pensões, aumentar o ordenado mínimo nacional, medicamentos gratuitos, escolaridade gratuita para todos... hum, hum, e já agora, COMO?? E como é que isso se coaduna com a diminuíção do défice orçamental e com a convergência da nossa economia com a UE?? São tão engraçados, estes... O CDS-PP continua com o seu puritanismo de extrema-direita, com os seus valores beatos, como se eles fossem todos de uma perfeição extrema (e volto a referir que não coloco em causa o bom trabalho levado a cabo pelo CDS-PP enquanto partido de Governo). Quanto aos PSD e PS, que há a dizer? Só ofensas do PSD ao PS (que importa se o Sócrates dorme com o Diogo Infante?? Têm é inveja, se for verdade!!), é o PS só a dizer que vai ganhar mas sem conseguir mostrar de uma forma segura e sólida o que fará se lá chegar... e a cereja no topo do bolo foi no debate televisivo entre os dois principais líderes o Santana ter dito ao Sócrates que poucas diferenças havia entre as políticas de ambos e o Sócrates não ter conseguido contra-argumentar... os próprios sabem que só muda a cor do balde, pois a merda é a mesma...

E é o que temos...