E se tentarmos?

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A matemática das emoções...


... é tão diferente da matemática tradicional! Em qual queremos obter as classificações mais elevadas?

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Onde está o meu tesouro - uma pequena história com uma grande lição


"Certo dia, o pai de uma família rica levou o seu pequeno filho para viajar para o interior, com o firme propósito de mostrar quão pobres as pessoas podem ser. Elas passaram um dia e uma noite num sítio de uma família muito pobre.Quando retornaram da viagem, o pai, ao perguntar ao filho o que este tinha achado, foi surpreendido com a resposta!Disse o menino:


- Eu vi que nós temos um cachorro em casa, eles têm quatro; nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim, eles têm um riacho que não tem fim; nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, eles têm as estrelas e a lua; nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.Quando o pequeno garoto estava acabando de responder, seu pai ficou estupefacto. E o filho acrescentou: Obrigado pai por me mostrar o quanto nós somos pobres!


Mateus 6:19-22 “Não ajunteis para vós tesouros da terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas, ajuntais para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará o teu coração. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz”.


O mundo de hoje vive uma crise de identidade imensa, pessoas que não sabem ao que dar valor... muitas vezes, os aspectos materiais têm se sobreposto aos aspectos muito mais importantes, como família, amigo a até mesmo sobre as coisas de Deus. Não deixe que isto aconteça com você, meu amigo. Trabalhe para dar valor àquilo que realmente importa, assim como o garoto que conseguiu ver um aspecto da vida que até então nem o seu pai tinha visto, sempre busque uma vida melhor, ao lado de Deus."

Pensamento do dia... de ontem!


"Há pessoas que choram por saberem que as rosas têm espinhos, outras há que sorriem por saberem que os espinhos têm rosas"

domingo, 1 de fevereiro de 2009


Inferiores... ou superiores?!


Hoje está uma verdadeira noite de tempestade! O mar, na Ericeira, revoltadíssimo. Vento muito forte, chuva intensa… Fiz o caminho até casa em verdadeiro sobressalto, a cada rajada de vento o carro abanava, a visibilidade reduzida, um ou outro sinal de trânsito derrubado, árvores tão sacudidas que ameaçavam dar a mesma sorte a alguns dos seus ramos…

Pelo caminho cruzei-me com um carro dos bombeiros e outro da Protecção Civil numa berma, aqueles homens na rua, ao sabor da intempérie, certamente a tentarem minimizar quaisquer danos provocados pelo mau tempo. Apenas os vislumbrei de relance, pois a pressa de chegar a casa e me recolher em conforto e segurança, lado a lado com o aconchego do aquecedor, era mais que muita.

E no entanto aqueles homens lá ficaram, a trabalhar por todos nós. Um amigo meu costuma dizer “tem de haver gente para tudo”, e é verdade, no entanto deve ser tão duro…

Imediatamente antes tinha visto dois carros avariados, e pensei que certamente alguém teria de os ir desempanar. Também os mecânicos e condutores de reboques têm de se sujeitar a trabalhar em tão más condições.

Quase a chegar a casa lembrei-me dos funcionários da Câmara que recolhem o lixo. Parece uma pergunta infantil, mas de facto ocorreu-me: terão de fazer a recolha debaixo de tão forte tempestade? Parece-me quase desumano, mas, por outro lado, não creio que lhes seja dada folga por motivos “meteorológicos” …

Há profissões que habitualmente são consideradas de inferiores, menosprezadas pela sociedade, e no entanto, seríamos todos capazes de as levar a cabo dia após dia? Eu, por mim, dou graças a Deus pelo meu trabalhinho, com muitos defeitos, é certo, mas abrigado, com horário dito normal, sem esforço físico, uma verdadeira bênção na minha vida! Pois tenho a certeza que não conseguiria, diariamente, exercer uma profissão ou tarefa como as que acima descrevi. Que Deus abençoe todos os que por necessidade, imposição, acaso ou mesmo opção desempenham essas tão importantes actividades.