E se tentarmos?

terça-feira, 15 de fevereiro de 2005

Muito à frente!!

Quem disse que os países ditos de 3º Mundo são os sub-desenvolvidos? Em termos jurídico-legais, pelo menos, demonstram estar “muito à frente”, ao desenvolverem algumas leis que vão exactamente ao encontro daquilo que o ser humano merece. Por exemplo, em Portugal, que em termos de leis é um dos países mais avançados do mundo, as autoridades deparam-se com um problema: as leis existem, mas ninguém as cumpre, pelo que de pouco servem. E nem as multas parecem assustar os infractores!

Conscientes disto, as autoridades de dois países do dito 3º Mundo, criaram novas penalizações para os infractores, que não passam por coimas, mas sim por castigos!! O bem que iam funcionar em Portugal... ora vejam:

- Nas Filipinas, havia uma lei, à semelhança do que há nosso país, que obrigava os peões a atravessarem as estradas nas passadeiras. Quem atravessásse fora, sujeitava-se a uma coima, que também à semelhança do que acontece por cá, raramente (para não dizer nunca...) era aplicada. Assim, na capital deste país, Manila, a coima foi substituída por um castigo: quem for visto a atravessar fora da passadeira, leva com um pano encharcado nas trombas!! Para isto, as autoridades locais andam mesmo com baldes com água e panos nas suas rondam!! Não é genial?! Já estou a ver as pseudo-tias e os putos mal-criados que se julgam muito crescidos por se armarem em rebeldes a serem punidos dessa forma!! Simples e eficaz, pois quem quereria sujeitar-se a esta vergonha? De certeza que pensavam duas vezes antes de atravessarem fora das passadeiras!!

- Em Bihar, na Índia, quem infringir as regras de trânsito, em vez de pagar uma multa, tem de se sujeitar a um castigo, uma espécie de praxe!! A mais comum é imitar um sapo, o que implica, além de coaxar, deslocar-se de cócoras e aos pulinhos numa distência superior a meio quilómetro. É ou não é magnífico? Já estou a ver os Street Racers a atravessarem a Vasco da Gama não a 200km/h nas suas máquinas mas sim de cócoras, à vista de toda a gente!!

Depois disto, temos de convir que há países do 3º Mundo “muito à frente”!!

Fontes: o 1º exemplo ouvi na televisão, o 2º li no Auto-Hoje OnLine