E se tentarmos?

domingo, 13 de março de 2005

O problema talvez esteja na origem e não nos meios...

Há vários tipos de jornalismo com os quais não concordo, e hoje vem no Correio da Manhã uma reportagem das que considero desnecessária e inoportuna, para não me alargar na caracterização. É uma reportagem* acerca do “Farfalha”, o “Bibi” dos Açores, e da sua família.

Este caso é mais um de pedofilia, de favorecimento à pedofilia, de proxenetismo, sei lá, nem estou muito dentro do caso, pois acredito que há um “Sistema”, que os membros do “Sistema” não são atacados (ou a serem, são o menos possível), e que quem “paga as favas” são os desgraçadinhos (tudo isto me leva ao desinteresse)... mas desgraçadinhos ou não, o que é um facto é que se estão presos por algum motivo é. O Bibi, não digo que seja o único culpado, e até sou da opinião que os principais culpados nem vão sofrer consequências, mas o que é um facto é que também merece estar preso. Quanto a este “Farfalha”, também alguma coisa há-de ter a ver com o caso de pedofilia dos Açores, caso contrário não se tinham lembrado dele. Ora, a estar relacionado, claro que as autoridades têm de fazer buscas em sua casa, e claro que se forem cheios de bons modos e com hora marcada, as provas que poderiam vir a descobrir com o factor surpresa certamente desapareceriam.

Claro que me faz pena esta senhora, mãe do "Farfalha", por ter sido incomodada, uma senhora que provavelmente levou uma vida honesta, trabalhadora, esforçada, e que nesta idade ainda tem de ser confrontada com esta situação. Mas havia necessidade dos jornalistas focarem a “brutalidade” da polícia? É que a culpa não foi da polícia! Não tivesse o “Farfalha” degenerado e escolhido um caminho à margem da lei, e nada disto aconteceria. Então, porque não uma reportagem acerca de filhos que, por caminharem de mãos dadas com a criminalidade e o banditismo, e outras práticas ilegais, sujeitam os pais e toda a família a sofrimentos desnecessários e evitáveis?

Porquê a necessidade de mais uma vez denegrir a imagem já mais que subvalorizada das autoridades em Portugal? Já não basta a falta de respeito inata de muitos portugueses em relação às autoridades e instituições, já não bastam os péssimos exemplos que nos chegam de alguns (muitos mais do que seria suposto) maus elementos das nossas policias... esta família foi incomodada, nem consigo imaginar o sofrimento em que vivem por terem de lidar com uma situação desta gravidade num meio pequeno. Mas a culpa não é da polícia, é de quem os sujeitou e arrastou sem consentimento para tudo isto...

*
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=153244&idselect=10&idCanal=10&p=94