E se tentarmos?

sexta-feira, 7 de março de 2008

Comer e não pagar?!

Ninguém é obrigado a pagar couvert se não o pedir, mesmo que o coma.
A Associação Portuguesa de Direito do Consumo (APDC) alertou hoje que qualquer consumidor pode recusar pagar o couvert que habitualmente os restaurantes colocam na mesa dos clientes sem ser pedido, mesmo que seja consumido.

(…)

Se num restaurante colocarem a «entrada» na mesa sem o cliente a pedir, em circunstância alguma terá de a pagar, defende a APDC porque como o couvert lhe foi apresentado sem o ter pedido, poderá mesmo consumi-lo sem ter de o pagar, porque a lei a tal não obriga.

(…)

Segundo a Associação Portuguesa de Direito do Consumo, o DL 143/2001, de 26 de Abril, corrobora esse entendimento no seu artigo 29, ao consagrar que «é proibido o fornecimento ou a prestação de serviços ao consumidor que incluam um pedido de pagamento, sem que este os tenha previamente encomendado».”

Lusa / SOL

Por acaso já tínhamos comentado em família esta notícia, aquando da última ida a um restaurante. De facto não posso concordar… na minha opinião, é fácil deixar de parte o couvert, não tocar, e como tal não nos é cobrado: quantas vezes não teremos já feito isso, ao longo da nossa vida? E aquelas situações de cobrarem sem consumirmos, à laia de “não comeu, foi porque não quis, porque estava aí”, pelo menos comigo, nunca saiu do campo da anedota, porque de facto nunca passei por uma situação dessas.

O que eu acredito é que devido a esta notícia, muitos “gulosos” vão-se aproveitar e encher a barriguinha de entradas que não pretendem pagar… será esta atitude mais correcta do que colocar o couvert na mesa sem ser previamente encomendado? Não me parece…

Para mim, as entradas colocadas na mesa sem serem pedidas são uma acção cujo intuito é fazer-nos consumir mais, gastando consequentemente mais, tão imoral e “suja” quanto, por exemplo, nos super e hipermercados sermos forçados a atravessar corredores cheios de produtos supérfluos mas muito aliciantes para acedermos aos bens de primeira necessidade. Também podemos sempre não os comprar… é assim tão diferente de deixar o couvert de lado?