E se tentarmos?

quarta-feira, 30 de abril de 2008

"A Protecção da Emoção"


"Educadores respeitados ensinam os jovens a terem cuidado com os seus objectos, a não destruir os seus materiais didácticos, a não manchar as suas roupas e a cuidar do seu corpo evitando acidentes e mantendo a sua higiene pessoal. Mas esquecem-se de os ensinar a proteger o mais difícil espaço do ser humano, a sua emoção.

Quem não aprender a proteger as suas emoções pode até conquistar o mundo, mas será sempre infeliz; pode ser aplaudido, mas será sempre opaco; pode comprar todo o tipo de seguros, mas será sempre frágil.

Nós preocupamo-nos com a violência social, com o índice de assassinatos, violações, ataques terroristas, sequestros, mas esquecemo-nos de nos preocuparmos com a violência psíquica que facilmente podemos sofrer no terreno das nossas mentes.

Há pessoas cujas preocupações sociais estão a assassinar o seu encanto pela vida e ninguém percebe. Outras estão a ser violentadas pelos seus pensamentos pessimistas e ninguém ouve o seu clamor silencioso. Há outras ainda que são tão desprotegidas emocionalmente que são torturadas pelas suas decepções. A vida é um show, mas sem protecção emocional ela pode ser um espectáculo de terror."
in "Maria, a maior educadora da História", de Augusto Cury