E se tentarmos?

quarta-feira, 24 de novembro de 2004

O que não tem remédio...

O auto-proclamado povo mártir de Canas de Senhorim quer a elevação do seu belo lugarejo a Concelho. Não que seja uma má pretensão, podiam querer algo pior. Mas se em termos jurídico-legais Canas de Senhorim não reúne condições para tal, para quê continuar a bater no ceguinho? Que parte do “Não Dá” é que os canenses não perceberam?

O PS prometeu-lhes. Eu sei. Não cumpriu. Onde está a novidade? O Presidente Sampaio vetou. Claro! Convenhamos que abrir um precedente desta dimensão é um perigo: a pretensão de Canas baseia-se, como todos os problemas políticos, em dinheiro. Ah pois é, o povo mártir de Canas afinal é um povo ganancioso que quer os fundos monetários que são atribuídos aos Concelhos. Compreendo. Mas e se todos os lugarejos do interior se lembrassem do mesmo? Criava-se MAIS um buraco nas finanças públicas. Que já mais parecem, verdade seja dita, umas finanças no buraco público. Era quase como iniciar um pequeno fogo num cantinho de um palheiro. Era uma questão de tempo até se alastrar...

Canas está a quatro quilómetros (não, não me enganei, não é quatrocentos, nem tão pouco quarenta) da sede de Concelho. Não tem o número de habitantes nem as infra-estruturas necessárias para a elevação a Concelho. É muito aborrecido terem-lhes prometido e não ser cumprido, mas fazer o quê? Se fossemos a enumerar todas as promessas não cumpridas dos governos... é que até sabemos que os nossos políticos são como o outro, falam falam falam e não os vejo fazer nada (salvo raras excepções, que não vou aqui mencionar pois, de tão raras, não me lembro de nenhum exemplo).

Agora, um caso de loucura colectiva devia ser tratado! Dediquem-se a causas importantes, povo de Canas! Aproveitem a vida! Lembrem-se o velho ditado: o que não tem remédio... remediado está!