E se tentarmos?

sexta-feira, 9 de maio de 2008

"Os bons professores usam a memória como depósito de informação, os professores fascinantes usam-na como suporte da arte de pensar"

"(...) Passados os dias da festa, José e Maria voltaram para casa, mas Jesus ficou em Jerusalém sem os pais darem por isso. (...) Ao fim de um dia de viagem, começaram a procurá-lo entre os parentes e amigos, mas não o encontraram. (...) Ao fim de três dias descobriram-nos dentro do templo, entre os doutores. (...) Quando os pais o viram, ficaram muito impressionados e a mãe disse-lhe: «Filho, porque nos fizeste isso? O teu pai e eu temos andado aflitos à tua procura.» Jesus respondeu-lhes: «Porque é que me procuravam? Não sabiam que eu tinha de estar na casa de meu Pai?»"
LC2:41-52
Diante da aflição dos seus pais, Jesus arejou a inteligência deles, fazendo-lhes duas perguntas em vez de responder à questão. O Mestre dos mestres sabia que a melhor forma de responder/ ajudar os outros, era levando-os a pensar, aguçando-lhes a intuição, forçando-os a obter as respostas por si próprios. Também por isso era exímio a contar histórias, sob a forma de metáforas...