E se tentarmos?

terça-feira, 16 de março de 2010

"Loucura de Março"


"Todos os anos, na primavera, eu me torno vítima do que os noticiários esportivos diagnosticam de "Loucura de Março". Não consigo resistir à tentação de ligar a TV no jogo final de basquete, no qual as duas únicas sobreviventes de um torneio de sessenta e quatro equipes se encontram para a final do torneio universitário. Esse importantíssimo jogo sempre parece terminar com um garoto de dezoito anos de idade pronto para fazer um arremesso, com apenas um segundo para terminar o jogo.


Ele dribla nervosamente. Se ele perder essa jogada, sabe que será o bode expiatório do campus, o bode expiatório do seu Estado. Daqui a vinte anos estará se aconselhando para se libertar desse momento. Se fizer os dois pontos, será um herói. Sua foto estará na primeira página dos jornais. Provavelmente poderá se candidatar a governador.


Ele dribla novamente e a outra equipe pede tempo, para confundi-lo. Ele está na lateral, avaliando todo o seu futuro. Tudo depende dele. Seus colegas olham para ele, encorajando-o, mas não dizem nada.


Um ano, eu me lembro, deixei a sala para atender o telefone exatamente na hora em que o garoto se preparava para arremessar a bola. Rugas de preocupação vincavam sua testa. Ele mordiscava seu lábio inferior. Sua perna esquerda tremia na altura do joelho. Vinte mil torcedores estavam gritando, sacudindo bandeiras e lenços para distraí-lo.


O telefonema foi mais longo do que eu esperava e, quando voltei, tive uma nova visão. O mesmo garoto, o cabelo encharcado com Gatorade, estava cavalgando nos ombros dos colegas, cortando a rede de um cesto de basquete. Ele não tinha mais nenhuma preocupação no mundo. Seu sorriso enchia a tela toda.


Essas duas imagens congeladas - o mesmo garoto se encolhendo na linha lateral e, depois, celebrando sobre os ombros dos amigos - vieram simbolizar para mim a diferença entre a não-graça e a graça.


O mundo é governado pela ausência de graça. Tudo depende do que eu faço. Tenho de fazer os pontos.


O reino de Jesus nos chama para trilhar outro caminho, um caminho que não depende de nossas realizações, mas, sim, da realização Dele. Nós não temos de realizar, mas apenas seguir. Ele já ganhou para nós a preciosa vitória da aceitação de Deus.


Quando penso naquelas duas imagens, uma pergunta perturbadora penetra em minha mente: Qual dessas duas cenas se parece mais com a minha vida espiritual?"


Philip Yancey, em Maravilhosa Graça

6 Comments:

  • Ando há uma semana a cantar um corinho bastante inspirador que fala precisamente da graça:

    "Só pela graça entramos (na Sua presença)
    Só por ela podemos ficar
    Pelo sangue do Cordeiro
    Não pelo nosso tentar"

    Já percorri o youtube, mas apenas a encontrei em inglês. Vale a pena ouvir:

    http://www.youtube.com/watch?v=8xf3ODX2dfU

    Tudo o que somos e o que temos é unicamente pela Sua maravilhosa graça!

    By Anonymous Anónimo, at 17 de março de 2010 às 22:31  

  • Nem a visita do Papa te fez falar?
    Acorda. Ja estamos em Junho.

    By Anonymous Anónimo, at 7 de junho de 2010 às 09:01  

  • oZzy moved away earlier, I miss his cock, for always hungry for sexual intercourse.

    FUCK MY PUSSY!

    Here is my weblog hcg injections

    By Anonymous Anónimo, at 16 de março de 2013 às 05:52  

  • Thіѕ іs a gгeat tіp particularly tο those new to the blоgoѕphere.
    Short but vегy pгecіse іnfοrmation… Thanκs for
    sharіng this onе. A must гead article!

    my page :: hcg weight loss scam

    By Anonymous Anónimo, at 7 de maio de 2013 às 20:06  

  • Alo!
    Não sei se algum dia irás ler este comentário... muito menos responder... mas fui ao meu blogue, que já não ía há 5 anos... e levou-me ao teu... tive a ler umas coisas, desde Maio de 2008...
    Este foi o último escrito? Escreve mais!!!

    By Blogger joão da fonte, at 30 de agosto de 2013 às 00:50  

  • Alo!
    Não sei se algum dia irás ler este comentário... muito menos responder... mas fui ao meu blogue, que já não ía há 5 anos... e levou-me ao teu... tive a ler umas coisas, desde Maio de 2008...
    Este foi o último escrito? Escreve mais!!!

    By Blogger joão da fonte, at 30 de agosto de 2013 às 00:50  

Enviar um comentário

<< Home