E se tentarmos?

sábado, 27 de novembro de 2004

Com os exemplos que temos...

O nosso Presidente da República (ou o que resta dele, pois enquanto PR o Dr. Jorge Sampaio está acabado), referiu esta sexta-feira (26/11), numa conferência sobre alterações climáticas realizada na Universidade do Algarve, estar preocupado com “um gigantesco laxismo que está em todas as manifestações da vida portuguesa. Um laxismo absolutamente extraordinário e uma relativa e crescente diminuição da autoridade do Estado para o combater, seja nas multas do trânsito, seja nas multas do ambiente, seja no que for”.

Só para confirmar as minhas descofianças, fui ao dicionário ver o significado de laxismo, e confirmou-se: Laxismo – s.m. (...) tendência para fugir à lei ou aos deveres.


Ora, o Presidente da República estava mesmo a afirmar que os portugueses se esquivam ao pagamento de multas, sejam elas de trânsito ou ambientais. Realmente é chato, na medida em que se torna muito aborrecido. No entanto, eu próprio tenho de dar a mão à palmatória: de todas as multas que me foram passadas, apenas paguei uma, que me foi passada por circular sem uma luz de médios no meu automóvel. Todas as outras, na sua totalidade referentes a estacionamento, pura e simplesmente ignorei (e como é facil de calcular, para quem trabalhou em pleno Campo Pequeno durante dois anos, as multas passadas por estacionamento indevido foram mais que muitas). E porquê? Porque sempre achei que os exemplos devem vir de cima. E se não os há, o respeito vai diminuindo até acabar. Assim:

- Não tenho conhecimento que o Ministro do Ambiente tenha sido multado pela sua casa ilegal na Arrábida, nem que tenha sido acusado de corrupção e favorecimento pessoal pelo despacho que deu ao seu próprio projecto!

- Não tenho conhecimento que a ex-autarca de Sintra, Edite Estrela, tenha sido multada pela sua casa ilegal, construída em pleno pinhal do Parque Natural Sintra-Cascais, casa esta que ela própria tinha mandado embargar ao antigo proprietário, para posteriormente comprar por uma pechincha para acabar de construir!

- Não tenho conhecimento que o acidente causado por excesso de velocidade que envolveu a viatura oficial do Ministro Paulo Portas (com este a bordo) e um taxi em Oeiras, e que por sinal ocorreu a altas horas da madrugada quando nem sequer estava ao serviço do Estado, tenha resultado em qualquer multa para o Paulinho ou respectivo motorista!

- Tenho infelizmente conhecimento que, quando apanhado a 220km/h no seu Mercedes Classe E, o Director da DGV afirmou que para um carro do calibre do seu os 120km/h impostos pela lei são um valor manifestamente baixo, e que a 220km/h o seu belo automóvel mantem elevados níveis de segurança!

- Tenho infelizmente conhecimento que, quando apanhado a 170km/h no seu automóvel, o vice-director da DGV afirmou que se justificava pois ia atrasado para um compromisso profissional!

- Tenho infelizmente conhecimento que as indemnizações prometidas aos familiares das vítimas do acidente da Ponte de Entre-os-Rios ainda não foram pagas!

- Tenho infelizmente conhecimento que do acidente ambiental que originou o encerramento por mais de 10 dias da Praia do Magoito, em plena época balnear, causado por uma descarga ilegal da Câmara Municipal de Sintra, não surtiu nenhuma multa à autarquia!

- Tenho infelizmente conhecimento que, aquando de uma grande apreensão de droga na Costa Algarvia, no espaço de uma semana desapareceram 2 toneladas da droga dos armazéns da policia, sem que os responsáveis tenham sido apanhados!

Como tal, também não pago as minhas simples multas de estacionamento! Só posso dizer que, à semelhança do Jorge Sampaio, também eu estou preocupado com um gigantesco laxismo que está em todas as manifestações da vida portuguesa! Mas pudera, com os exemplos que temos...

1 Comments:

  • ok
    estou de acordo com muitas coisas q dizes.

    E sim, os exemplos devem ser dados.......

    mas acima de tudo está a consciência de cada um....e a minha n permitiria fugir à lei ou aos deveres! Mesmo vendo os maus exemplos de outros!!!

    fica bem migo

    By Anonymous Anónimo, at 3 de dezembro de 2004 às 06:18  

Enviar um comentário

<< Home