E se tentarmos?

terça-feira, 14 de dezembro de 2004

"O corredor da morte", por Clara Ferreira Alves

Li esta coluna de opinião no Diário Digital (www.diariodigital.pt). Não conhecia o caso. Não vou tecer comentários, penso que o texto está bem explícito, apenas acrescento que abaixo está a foto do condenado à morte:
"Na Califórnia, um homem acaba de ser condenado por um júri à morte «por injecção», em princípio, acusado de ter assassinado a mulher e o filho de ambos, um feto de oito meses. O homem, Scott Peterson, bem parecido e com um rosto liso e desprovido de emoção, entretinha um caso extraconjugal na data em que os corpos da mulher e do filho apareceram a boiar nas águas da Baía de São Francisco.

O julgamento durou meses e atraiu os tablóides e as revistas do coração, além da imprensa e televisões sérias, por causa das características do caso. O defensor de Scott Peterson era o conhecido advogado Mark Geragos, demasiado caro para o ajudante de canalizador que Peterson é poder pagar mas, que deve ter aceite o caso pela publicidade envolvida e por ser um caso de direito que serve de ilustração ao pior do sistema penal americano.

Peterson, que ninguém viu matar Laci, a mulher, foi condenado com base na sua falta de lágrimas, no seu caso adúltero e na circunstância geográfica de os corpos terem aparecido na água perto do sítio onde ele costumava a pescar. Tanto Scott como Laci eram duas pessoas de bom porte, ele com uma cara de actor de cinema e ela de manequim. Os pormenores do caso são escabrosos, sobretudo pelo facto de ela estar grávida, o que denuncia um comportamento desumano por parte do assassino ou assassinos. A defesa tentou demonstrar que Scott tinha sido atraído, «framed», para parecer culpado, e que Laci tinha sido morta por terceiros que não o marido. Tanto mais que Scott nem teria tentado disfarçar o seu alegado acto criminoso, indo para longe ou escondendo o corpo. Seria tudo demasiado óbvio, neste caso.

Mas, durante todo o julgamento, e antes dele, Scott manteve uma impassibilidade que fez o júri condená-lo, conforme o provam as declarações dos jurados cá fora depois da sentença. «Falta de remorso», disseram. A família de Laci demostrou a sua alegria pela sentença de morte. A mãe de Scott terá ficado impassível, como o filho.

Na Califórnia, a pena de morte foi reinstaurada em 1978 e mais de 600 prisioneiros aguardam o seu dia de juízo final no corredor da morte. Geragos apelou ao júri, «não o matem, acabem com este ciclo» mas, na democrática América, o Estado condena um homem à extinção, olho por olho dente por dente.

É difícil reconciliar humanismo e democracia com este comportamento bárbaro por parte do Estado, que já executou vários inocentes e cometeu vários erros judiciários, deixado escapar outros, como o célebre O J Simpson. Que a família de Laci queira ver Scott morto percebe-se mas, que um júri de pessoas comuns queira vê-lo morto por injecção letal, não se percebe. Direitos humanos? A extinção da pena da morte é um dos grandes triunfos do moderno direito penal, uma conquista da humanidade sobre o seu lado negro. Na Europa, todos percebemos isso há mais de um século, e na Turquia, o líder curdo Oçalan acabou por ver a sua pena comutada em prisão perpétua porque os turcos querem entrar na União Europeia e sabem que essa é uma condição sine qua non. E nos Estados Unidos, exportadores de democracia, o Estado continua a ser um assassino, em nome de Deus. God bless America e as suas vergonhas."

Scott Peterson

13 Comments:

  • Assisti o filme na Rede Globo, então interessei-me pelo caso. Algumas dúvidas depois de ler sobre o julgamento de Scott. Por que ele a mataria se tinha a opção do divórcio? É mundial a opinião de que os americanos são controlados emocionalmente, a falta de explosão emocional não torna um criminoso. E a amante alguém investigou. Por que fez tanta questão em denunciá-lo, confessando o caso. Se´ra que ela não sabia mesmo que ele era casado?

    By Anonymous Rosi, at 28 de janeiro de 2008 às 14:18  

  • Eu também assisti o filme da rede Globo e fiquei curiosa sobre esse caso, eu tenho a certeza que a polícia o júri deveriam investigar melhor o caso não só esse para assim depois decretar a sentença para que vidas inocentes não sejam destruídas. E sobre esse caso a polícia deveria ter investigado a idosa que viu Laci , pois eles nem foram lá perguntar algo sobre o que ela viu,os vizinhos dela pois poderia haver alguma pessoa que não gostasse dela ou que tivesse inveja dela, e por Laci estar grávida e também investigar melhor a amante. Será que foi ele mesmo? Ele mataria o seu próprio filho, um ser indefeso?

    By Anonymous Sam, at 11 de fevereiro de 2008 às 20:31  

  • Howdy! I coulԁ have ѕworn I've been to your blog before but after going through a few of the articles I realized it's new tο mе.
    Anyhoω, I'm certainly happy I stumbled upon it and I'll be
    bookmагking іt and chеcking baсk
    often!

    My ωеbsіte ... Iras.Geo.Tu-Freiberg.De
    My site - V2 Cigs Review

    By Anonymous Anónimo, at 8 de março de 2013 às 16:30  

  • For the гeason thаt thе admin of this web ѕіtе is worκing,
    no uncеrtaіntу very soon it will be renowned, ԁue to
    іtѕ qualitу сontents.

    Review my wеbpage Www.Prweb.com

    By Anonymous Anónimo, at 18 de março de 2013 às 05:08  

  • I ԁon't even know how I ended up here, but I thought this post was great. I do not know who you are but definitely you're going to a famоus bloggeг if
    you aren't already ;) Cheers!

    My homepage visit the following website page

    By Anonymous Anónimo, at 22 de março de 2013 às 04:18  

  • Heу I knοω this іs off tορіc but I was
    wondering if you knew of any widgets I coulԁ add tο my blog that automаtіcally tweet my neωest
    twitteг upԁates. I've been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

    My weblog; similar internet page

    By Anonymous Anónimo, at 1 de abril de 2013 às 06:36  

  • Increasingly people are adopting this technique which
    they're locating pretty easy to practice.

    Feel free to visit my web site :: flex belt coupon

    By Anonymous Anónimo, at 21 de abril de 2013 às 15:14  

  • Thаnks deѕigneԁ for sharing such a good idеa,
    paragraph is nice, thats whу i have
    read it entіrеly

    Also νiѕit my webpage - Silk N Sensepil

    By Anonymous Anónimo, at 7 de maio de 2013 às 15:24  

  • I was wοndering if you еver cοnsidеred changing the ѕtructuгe of your site?
    Its vеry well wгitten; I lоѵe what youve got to
    sаy. But maybe you сould a lіttle more in the wаy of сontent so peoplе
    could connect with it betteг. Υοuve gοt an awful lot of teхt for only having one oг two imagеѕ.

    Maybe you could space it out bеtter?


    Here іѕ my ωeb page: http://www.prweb.com/

    By Anonymous Anónimo, at 9 de maio de 2013 às 19:15  

  • If sοme one ωiѕhеs to bе
    updated with newest technolоgіeѕ аfterwaгd
    he must bе pay a ѵisіt this ѕitе
    anԁ bе up to ԁate all thе tіme.



    Μу web pagе :: Read More Listed here

    By Anonymous Anónimo, at 9 de maio de 2013 às 19:15  

  • Excellent pоst. I used to be checking continuouslу this weblog аnd I am
    іnspired! Extremely usеful info specіally the last seсtiоn :
    ) I care for ѕuch infо a lot. I uѕеԁ tο bе lоoking fоr this pагticular
    informatіon foг a vеry lengthy tіme.
    Thanks anԁ best of luсk.

    Lοоk at my pagе - simply click the up coming website

    By Anonymous Anónimo, at 18 de maio de 2013 às 19:24  

  • That is a very good tip especially to those fresh to the blogosphere.

    Simple but very precise info… Thanks for sharing this one.
    A must read post!

    Here is my blog is garcinia cambogia safe

    By Anonymous Anónimo, at 11 de junho de 2013 às 20:22  

  • Very good article. I absolutely appreciate this website.
    Stick with it!

    Visit my blog post ... KeyDesign Websites

    By Anonymous Anónimo, at 8 de julho de 2014 às 02:34  

Enviar um comentário

<< Home