E se tentarmos?

sexta-feira, 7 de janeiro de 2005

A negra visão da Ford sobre o futuro

“A Ford preparou para o Salão Automóvel de Detroit um protótipo denominado Synus, o qual emprega a mesma arquitectura do Fiesta. Apesar das suas dimensões compactas, aquele que se pretende um citadino para o ano 2010, destaca-se pelas suas formas quadradas e robustas, inspiradas nos veículos blindados. Como tal, a questão da segurança é levada muito a sério: as pequenas janelas laterais e o tejadilho não se abrem e são à prova de bala e a parte traseira não tem vidro de todo. O motor do Synus foi «emprestado» pelo Mondeo e trata-se de um 2.0 Duratorq de 134 cv de potência. Em relação ao interior, a característica que mais se evidencia neste protótipo é o ecrã LCD – o maior alguma vez montado num veículo. Nele, é possível navegar na Internet, ver filmes ou então, através de câmaras, ver o que se passa fora do Synus. O Ford Synus poderá ser apreciado, pelo público em geral, entre os dias 15 e 23 de Janeiro.”
In AutoHoje OnLine (07/01/05)


Isto é que é ter esperança no futuro... actualmente as marcas lançam pequenos automóveis mais confortáveis, espaçosos, com grandes superfícies vidradas para aumentar a luminusidade interior e consequentemente o bem-estar dos ocupantes, numa atitude que a Citroen tão bem personificou no lançamento do seu best-seller C3, ao adoptar o slogan “A vida é bela”.

Já a Ford discorda, e acha que o citadino do futuro (que nas suas previsões nem é assim tão distante, pois é apontado como “um citadino para o ano 2010”) deve ter pequenas janelas à prova de bala e design inspirado em nos veículos blindados. Será o futuro assim tão negro? Eu espero que não...